O efeito rebote é um dos problemas conhecidos quando o assunto é a oleosidade da cútis, você já ouviu falar ou então já precisou lidar com essa situação também? Apesar de mais comum e frequente para pessoas que tem pele oleosa ou mista, devido a maior tendência para a produção de sebo, o efeito rebote também pode acontecer em outros tipos de pele, desencadeando um desequilíbrio na região cutânea.
Mas do que se trata exatamente o efeito rebote? Essa é uma condição em que se passa a produzir uma maior oleosidade na pele, aumentando assim o trabalho das glândulas sebáceas na sua produção do sebo e trazendo aquele aspecto mais pesado na derme. E esse problema é influenciado exatamente quando há uma perda excessiva da oleosidade natural, dessa maneira, o organismo entende que precisa compensar essa baixa. Portanto, aumenta o nível de óleos produzidos, por isso, o nome efeito rebote.
As causas dessa condição são variadas, e hoje o Studio Luiza Mari te conta quais são, para que assim você possa também observar a sua cútis e entender o que pode estar influenciando o efeito rebote na sua pele e tomar as medidas necessárias para impedir essa agressão na derme. Para mais informações, confira a seguir!
QUAIS SÃO AS CAUSAS DO EFEITO REBOTE NA PELE?
De forma prática, o efeito rebote surge como um sinal de alerta na nossa pele, como uma espécie de resposta após sofrer algum tipo de agressão. Dessa forma, essa resposta é a maior produção de sebo, que ocorre como uma maneira de se defender naturalmente daquela agressão sofrida. A seguir, te contamos mais sobre as possíveis e causas mais comuns que levam ao aparecimento do efeito rebote, confira!
Excesso de lavagens: quando falamos em efeito rebote, uma das causas mais comuns é o excesso de lavagens do rosto, que acabam por remover a proteção e oleosidade natural da pele. Essa é uma prática que acaba sendo mais frequente em pessoas que possuem uma pele mais propensa a oleosidade, porém ao invés de controlar a produção de sebo com as lavagens, o resultado é exatamente o oposto, ocorre um aumento na produção da oleosidade, o que pode tornar também essa região com mais tendência ao aparecimento da acne.
Esfoliações frequentes: e se tratando de limpeza, é válido lembrar que as esfoliações frequentes também podem resultar no efeito rebote, devido ao fato delas causarem uma certa agressão na pele, removendo toda a sua oleosidade. Sendo assim, fique atenta à frequência das esfoliações e respeite as características da sua derme, para evitar qualquer reação negativa.
Usar produtos inadequados para o seu tipo de pele: outro erro que pode gerar o efeito rebote na pele é quando se usa os produtos errados para tratar da cútis, isso pode gerar bastante desequilíbrio e consequentemente o aumento da oleosidade. Por isso é tão importante que você conheça o seu tipo de pele e assim procure ter uma rotina com os produtos que sejam adequados para você.
Falta de hidratação: um problema bastante conhecido de quem tem uma pele mais oleosa é aquele costume de fugir da hidratação, mas sabia que esse hábito pode resultar no efeito rebote? O que acontece é que para combater esse ressecamento, a pele procura compensar de alguma forma, e acaba produzindo mais óleos. Portanto, não importa qual for o seu tipo de pele, aposte sempre na hidratação regular e diária, basta procurar por um hidratante que tenha uma textura que seja confortável e ideal para você.
Não ter uma rotina diária de cuidados: você tem algum hábito de tratar da sua pele, como manter uma rotina de skincare? Esse é um cuidado muito importante sempre que pensamos na saúde e beleza da cútis, sendo essencial também para evitar o temido efeito rebote e suas consequências. Dessa maneira, é indicado seguir aquele passo a passo perfeito para cuidar da derme, incluindo as etapas de limpeza, tonificação, hidratação e proteção. E vale lembrar que existem dois momentos adequados para a rotina de skincare, o tratamento diurno e o noturno.
Exposição ao sol excessiva e sem proteção: certamente, todos sabem que a proteção contra os raios UV é fundamental, não é mesmo? Mas você sabia que a falta de proteção e a exposição ao sol excessiva também podem ser causadoras do efeito rebote? Pois é, o que acontece é que esses fatores contribuem com o ressecamento da pele, dessa maneira, pode desencadear uma resposta do organismo para produzir mais oleosidade como uma forma de defesa e proteção natural.
Banhos com água quente: mais um hábito ruim que precisa ser eliminado é esse aqui, tomar banho com a água quente e em temperaturas elevadas, o que é algo considerável quase inevitável no inverno, mas que pode gerar uma série de prejuízos. Para começar, esse hábito pode alterar a barreira cutânea, removendo sua proteção e oleosidade natural, além de causar desidratação e por fim, o famoso efeito rebote. Vamos combinar então, banhos somente com água morna ou fria, tá bom?
CONTE COM O STUDIO LUIZA MARI PARA CUIDAR DA SUA PELE!
Agora que você conheceu as causas do efeito rebote na pele, fica mais fácil avaliar a sua própria rotina, o que você tem feito e o que você precisa mudar para reverter essa situação e controlar a oleosidade da pele. Válido ressaltar também que o efeito rebote não é algo permanente, mas sim uma resposta temporária que surge como um sinal de alerta para indicar que algo está errado e precisa de mudanças.
Sendo assim, tendo conhecimento dos erros que vem cometendo e fazendo adaptações no seu dia a dia, o que inclui a necessidade de cuidar diariamente da sua cútis e ter uma rotina de skincare com o uso de produtos adequados para o seu tipo de pele, é possível combater e prevenir o efeito rebote na derme.
E se você precisa de uma ajudinha profissional para avaliar a sua pele e também indicar os melhores tratamentos, seja para controle de oleosidade, como também para tratar de outras questões que podem causar bastante incômodo, como o surgimento da acne, aparecimento de manchas e sinais de idade, presença de flacidez e muito mais, você pode contar com a equipe de especialistas do Studio Luiza Mari!
Estamos sempre prontos para te atender e proporcionar os melhores resultados para a sua pele, com toda a modernidade, eficácia e segurança dos procedimentos! Clique aqui e aproveite para conhecer mais os nossos serviços, ou fale com a gente e venha para a unidade mais próxima de você!
UNIDADE PARAÍSO:
Rua Coronel Oscar Porto, 281
Paraíso - São Paulo - SP
UNIDADE VILA MARIANA:
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 675
Vila Mariana - São Paulo - SP
UNIDADE MOEMA
Avenida Moaci, 550
Moema - São Paulo - SP
Verifique a disponibilidade de horários e serviços em cada unidade.
Komentarze